Como tirar cola de rótulo em garrafas ou potes de vidro

Olá pessoal!

Como todos já sabem, eu guardo todas as garrafas e potes de vidro que entram aqui em casa (vinho, cerveja, azeite, geléias etc) e é serio, meu armário está ficando cheio deles mas não consigo me desfazer de nenhum rsrsrs.
Umas das coisas mais chatas quando quero reaproveitar garrafas ou potes de vidro, é a hora de tirar aqueles benditos rótulos com aquelas super colas que não saem por nada. Algumas até que saem fácil quando deixo de molho em água quente, mas algumas (como esses potes de vidro na foto abaixo) não saem nem passando uma faca.



Nesse fim de semana resolvi testar um outro jeito para tirar essa bendita cola que cola mesmo rsrsrs e deixar mais uma dica para vocês.


A dica é usar óleo de cozinha ou azeite.  
 

Molhei o rótulo das garrafas com óleo e depois coloquei papel toalha por cima para não deixar escorrer. Nos potinhos de vidro só passei o dedo e deixei sem papel. Gente faça isso na pia porque faz uma sujeira!


Deixei assim por 1 hora, sendo que, os potes de vidro em meia hora já saiu toda cola, fique impressionada com a facilidade. Olha que já tinha tentado várias vezes tirar essa bendita cola sem sucesso.


Saiu fácil só passando o papel uma vez.


Já as garrafas de cerveja tive um pouco de dificuldade. Depois de 1 hora com óleo, nada aconteceu então retirei os rótulos e deixei mais um pouco com óleo. Depois disso a cola ainda estava lá, então preferi lavar com água, detergente e esponja. Consegui tirar quase tudo mas ainda ficaram pedacinhos grudados mas tirei com a ponta da faca. Já a garrafa de vinho depois de 1 hora com o óleo, consegui tirar o rótulo inteirinho.


Aqui as minhas garrafas limpinhas e prontas para serem usadas.


E os meus potes de vidro ficaram limpinhos e transparentes :-)

Vocês sabiam que existem dois tipos de colas usadas nos rótulos: cola Polar e cola Apolar que se diferenciam na sua composição química. E para tirar cada tipo de cola você deve usar o produto certo. 
No caso da cola Polar você consegue remover com o Vinagre, por ser uma substância polar. Para remover a cola Apolar você utiliza o Óleo de Cozinha por ser uma substância apolar. Simples não? Mas agora, como saber se a cola é polar ou apolar? Testando :-) Isso mesmo, só testando. Vai ver que a cola da garrafa de cerveja era polar, por isso não saiu facilmente com o Óleo de Cozinha.  
Mas tudo bem, vivendo e aprendendo né?

E vocês, conheciam essa dica? Tem outras dicas para compartilhar?

Bjssss

Lisa

Comentários

  1. Olá Lisa, que legal essas dicas, não conhecia essas dicas e nem os tipos de cola. Muito bom. Bjks

    Renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiii Mag! Agora tirar rótulo e cola de rótulos não me dão mais medo rsrsrsrs
    Com essas dicas ganhamos uns minutos a mais em nossas vidas rsrsrs
    Sem estres! :-)

    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Que máximooo!!!! Não conhecia essa técnica

    Blog do Sofá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito fácil não é?
      Vivendo e aprendendo! :-)

      Bjssss

      Excluir
  4. Eu tb aprendi essa técnica há pouco tempo! Na primeira vez, usei para tirar um adesivo de uma assadeira de cerâmica, saiu bem fácil!
    Agora tem umas que não saem por nada, aí eu uso o Tira Grude... rsrs
    Ah, tb já li sobre esfregar a borra do café, pois age como um "esfoliante", mas essa ainda não testei!
    Beijos!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica! Essa da borra de café não conhecia, vou testar tb. Mas eu fiquei impressionada quando o óleo de cozinha derreteu a cola do rótulo dos vidros, sabe o que é deixar de molho em água quente por não sei quantos dias, raspar e não sair nada? Nossa que raiva me dava rsrsrs mas agora já estou esperta! :-) Bjsss

      Excluir
  5. Olá, meninas!
    eu vi num outro blog que a moça passou gotinhas de querosene no papel toalha e saiu bem fácil. Aquelas garrafas "gordinhas de vinho" tem um cola bem resistente, e mesmo após ferver a garrafa não estava dando certo. Vou usar o querosene, espero que dê certo! =]

    ResponderExcluir
  6. Olá, essa técnica não conhecia ainda, super legal! Eu quando preciso tirar os rótulos boto as garrafas e vidros de molho no sabão em pó e os rótulos saem sozinhos é super fácil e funciona mesmo!Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pamela!
      Essa técnica com sabão não conhecia e parece mais fácil e faz menos sujeira do que usar óleo né. Bom saber, vou testar na próxima vez :)

      Bjsssss

      Excluir
    2. Gente, eu esfrego a bucha com sal grosso é tiro e queda para retirar a cola.

      Excluir
    3. Oi Monique, que bom saber do sal grosso. Vou testar!
      Obrigada pela dica :)

      Bjssss

      Lisa

      Excluir
  7. Ja estava desesperada para tirar os rótulos das garrafas de cerveja pois tenho que prepara-las para se tornarem brindes pro aniversário da minha mãe. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilmara!
      Que maravilha, agora você vai conseguir deixar a festa da sua mãe linda!
      Reutilizar garrafas é tudo de bom :)

      Bjs

      Lisa

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário que responderei com maior prazer! Bjsssss

Postagens mais visitadas