Dicas de limpeza - Vinagre e Limão

Olá pessoal!

Limpe a casa usando produtos simples e baratos

Quem ai adora as prateleiras de produtos de limpeza dos supermercados? Eu amo comprar produtos de limpeza para deixar a casa limpinha e cheirosinha, mas vocês já pararam para pensar o quanto esses produtos químicos podem ser tóxicos a nossa saúde e muitas vezes nocivos ao meio ambiente? Pois é, por esses motivos a algum tempo venho substituindo alguns produtos de limpeza por simples soluções que contém produtos naturais e que normalmente temos em casa. O melhor ainda, economizar dinheiro $$$ no fim do mês. Os produtos naturais que estou falando são: vinagre branco e o limão. Parece mentira, mas é a pura verdade que esses dois inofensivos produtos conseguem substituir muitos produtos químicos tóxicos as nossa saúde. Vamos conferir a função de cada um e onde usá-los:

Vinagre branco: capacidade de matar germes, tirar manchas, mofo e dissolver gordura.
Limão: propriedades antissépticas e antibactericida, tira manchas difíceis e ferrugem.

Limpeza com Vinagre


O vinagre branco é muto bom para combater mofo (experiência própria), tirar gordura e eliminar odores fortes. Ele pode substituir detergente, amaciante e outros limpadores como cloro, amoníaco e soda cáustica.

Como usar:

  • Limpar fogão depois de fritura: coloque um pouco de vinagre sobre a gordura, deixe agir por alguns minutos e depois passe uma pano.
  • Para eliminar o cheiro de mofo: dentro do armário coloque uma taça de vinagre branco deixando atuar durante a noite.
  • Para limpar tapetes e carpetes: junte duas colheres de sopa de vinagre por cada litro de água.
LIMPA VIDRO 250ml de álcool isopropílico, 250 ml de vinagre de álcool e 1 colher (café) rasa de detergente.  Misture tudo e coloque em um frasco borrifador. Borrife no vidro e espalhe com pano úmido quase seco ou com esponja. Depois seque com pano limpo e seco!
  • Limpar vidros e espelhos: misture 3 colheres de sopa de vinagre branco com 10L água quente, e lave as superfícies com essa solução.Antes de usar a solução com vinagre, limpe o vidro com água e sabão.
  • Limpar box do banheiro: com uma esponja umedecida com vinagre esfregue todo o box, depois de limpar passe um pano macio por cima. 
  • Limpeza de rejuntes de porcelanatos ou cerâmicas: aplique direto no rejunte e deixe agir por 20 minutos esfregue com uma escova velha e veja toda sujeira dando "tchau".
Mil Coisas - Para elas...: Limpeza de banheiro com vinagre
  • Desinfectar pias e vasos sanitário: deixe agir por 15 minutos   e enxague bem com água.
  • Eliminar o odor provocado pelas necessidades dos animais de estimação: dilua 300mL de vinagre em 1L de água morna  aplique no local que está com mau cheiro. Deixe secar naturalmente.
  • Limpeza de microondas: encher um refratários de vidro pequeno com água e uma colher de sopa de vinagre. Colocara no microondas na potência máxima por 5 minutos. Deixar a mistura descansando por 3 minutos depois de finalizar o aquecimento. Retirar a sujeira com papel toalha ou pano seco limpo.
  • Substituir o amaciante: pois é, parece mentira mas ele substitui bem o amaciante. Eu deixo alguns panos de chão de molho em uma solução com água e vinagre para higienizar, sempre de um dia para o outro, e depois só enxáguo e eles ficam super limpos e macios prontinhos para uma nova limpeza.
Limpeza com Limão

Always keep fresh limes  lemons, squeeze onto/into everything for flavor!  store citruses (limes, lemons, oranges) in big glass bowl on counter for pop of color.  i love oranges as a snack!

O limão é um ótimo removedor de sujeira e manchas de ferrugem. Ele substitui água sanitária e removedor.

Como usar:
  • Tirar gordura de louças: dilua o limão em água e coloque a mistura no que está sujo. Se preferir coloque 1/4 de xícara de chá de limão dentro do frasco de detergente.
  • Tirar ferrugem de objetos como grelhas: esfregue o suco de limão com palha de aço.
  • Tirar mancha de vinho e molho de tomate em tecidos: esfregue a mancha com limão, enxágue e deixe secar. Se ainda houver pequenas manchas no tecido, aqueça um litro de água e misture com 4 colheres de vinagre. Deixe agir por 15 minutos para, depois, enxaguar.
roupa branca com mancha amarelada. Prepare uma mistura de:  1 litro de água 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio 1 colher de sopa de suco de limão Deixe a roupa, principalmente a área com a mancha, nesta mistura por aproximadamente uma hora. Enxágue bem e lave normalmente.  Se ainda assim a mancha não sair, prepare uma nova mistura: 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio 1 colher de sopa de vinagre branco Aplique apenas na mancha deixe agir por 30 minutos e depois lave a peça
  • Tirar manchas amarelada da roupa, coloque as peças de molho em solução de água e limão.
  • Limpeza de panelas e assadeiras: ferver ou despejar água quente com pedaços de limão. Deixar esfriar e lavar normalmente com detergente.
Creative: 12 ideias para utilizar o limão como produto de limpeza (ecológico)
  • Por ser desengordurante e ter o poder de dar brilho ao inox e ao vidro pode ser usado para limpar inox e vidros. Pode ser usado na limpeza de bancadas de inox, torneiras, fogão e microondas.
  • Limpar tábuas de carne (plástico ou vidro) e vasilhas de plastico esfregar o limão diretamente sobre a superfície e deixar de molho por cerca de 30 minutos.

Quando for usar o vinagre ou o limão, não saia como a "louca da limpeza" e jogando vinagre e limão em qualquer lugar, para você certeza que esses produtinhos naturais não irão estragar nada em sua casa, faça um teste antes de aplicar ok? Eu já estou colocando o vinagre e limão nas minhas limpezas e estou adorando. Uso para limpar microondas, box de banheiro, azulejos e rejuntes. Aos poucos  irei eliminar todos os produtos químicos :)

Aproveitando quero mostrar para vocês o teste que fiz com aquelas esponjinhas que comprei na Daiso Japan que comentei AQUI.
Usei somente para limpar as paredes que tinham algumas manchinhas. Somente molhei a esponja e fui esfregando sem esforço nenhum e enxugando com pano seco. Ainda quero testar em vidros de janelas. Mas pelo pouco que usei já gostei bastante :)


Vergonhoso essa parede né? rsrsrs

 
Plim!!!! Parede limpinha :)

Essa parede está bem suja por causa dos meus bebes de 4 patas que
 ficam deitados perto dela

Ficou limpinha!!!

Gostaram das dicas? Eu já estou saindo daqui com um paninho, vinagre e limão nas mãos para deixar minha casa limpinha rsrsrs
Se vocês tiverem outras dicas, não deixem de compartilhar aqui com a gente ta?

Bjsss

Lisa

Imagens: Pinterest 



Comentários

  1. Oiii Lisa, não sabia dessa do vinagre, que maravilha hein?
    Dicas de ouro.
    Já o limão eu conhecia.
    Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia! Dicas de ouro mesmo! Faz pouco tempo que comecei a usar o vinagre, hoje mesmo limpei os rejuntes do meu banheiro que ficaram escuro por causa da obra, e depois de alguns minutos você esfrega e fica super branquinho, parece mágica! Agora quando for no supermercado vou encher o carrinho de vinagre rsrsrs


      Bjssss

      Excluir
  2. Amiga que demais essas dicas, adoreiii, com certeza vou adotar !!! Ah e sabe, tenho uma dica pra acrescentar... sabe panelas de inox, tiro os resíduos com a esponja e sabão e as deixo de molho com vinagre, ele remova as manchas, não uso produtos para inox, só vinagre. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiii flor! Se viu como esses produtinhos são potentes? Eu com certeza só vou querer usar vinagre e limão nas minhas limpezas, os produtos de limpeza das prateleiras do super que me desculpem rsrsrs. Essa sua dica para panelas de inox já anotei aqui. Eu adoro tudo limpinho e brilhando :). Bjsssss

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário que responderei com maior prazer! Bjsssss

Postagens mais visitadas